Na década de 90, em pleno andamento da construção da Rodovia RST- 453, futura Br – 486, Rodovia Rota do Sol, estrada intercontinental que ligaria o Oceano Atlântico ao Pacífico, adquirimos a Rádio Itaimbé FM, 103,9 MHz, de São Francisco de Paula/Serra/RS.

Em homenagem a essa bela estrada que atravessava o território desse município, denominamos a emissora de Rádio Rota do Sol FM, 103 MHz, com o slogan: A integração começa aqui. Isso porque, a estação de frequência modulada tinha seu parque de transmissão no cume de um monte, a 945m acima do nível do mar. Como a antena estava colocada no topo de uma torre estaiada, de 80m, o sinal de rádio era transmitido na altura final de 1025m acima do oceano. A distância atingida pelo sinal da emissora era imensurável, porque a potência ERP, na ponta da antena, era de 50.000 Watts. Comando de Transmissores, Eva Ev.

Dessa maneira, tínhamos ouvintes, com som local, no Mercosul/Uruguai, em diversas províncias, que participavam de nossa programação.

Por isso, tínhamos uma vinheta institucional, no ar, que dizia: Ondas de Rádio a serviço dos Povos do Sul.

Na programação: Jornalismo, serviços, utilidade pública, programação musical popular e Nativista/Campeira, somados a uma linha de propagação de mensagens de reflexão e conteúdo Gospel.

Nos programas gaudérios, o comando de profissionais da área: Sérgio Gaudério Barbosa, Nilson Gonçalves/Nossas Raízes, e Ayrton dos Santos/Rota do Sol Nativo.

O comunicador social Joel Pereira/com técnica de áudio de Toninho Ev, apresentava o programa jornalístico Comunidade, e, na linha de mensagem, o programa Momento Especial Gospel + o programa Country Melodies – Musica , poema e mensagem que poderão mudar sua vida. Nesses dois últimos, músicas Country, Blues e Gospel/Spiritual.

Em 2003, o canal foi passado para a Rede Pampa de Comunicação, a qual mudou a frequência para 101,9 MHz, e, hoje, reflete a programação de outra de suas emissoras de Porto Alegre, a 104 FM.

Como as plataformas de mídias estão mudando o hábito e os costumes dos brasileiros, vamos incrementar a mesma programação de antes, através da Rede Mundial de Computadores, pela Rádio Rota do Sol FM, WebRadioWorld.

Gratos pelo seu prestígio. Vamos, novamente nos reunir através das ondas de rádio.

Anunciantes